Esclarecimentos aos Acionistas

Como faço para obter 2ª via do informe de rendimentos para declaração de ajuste anual do imposto de renda?

ACIONISTAS - A escrituração das ações da CSN é realizada pelo Banco Bradesco S.A. que realiza o atendimento aos acionistas. Correntistas do banco podem acessar sua conta pelo site www.bradesco.com.br e dentro do Menu conta corrente, consultar o informe de rendimentos; já os não correntistas podem acessar o site www.investshop.com.br/acionistas. É só seguir passo a passo, informar os dados solicitados e, ao finalizar, a consulta já estará disponível. Pelos acessos via internet também é possível tirar dúvidas via chat.

A 2ª via do informe de rendimentos para declaração de ajuste anual do imposto de renda pode ser obtida via internet pelos sites mencionados acima. Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o Serviço de Atendimento a Acionistas do Banco Bradesco S.A. - instituição depositária das ações da CSN pelo telefone: (0800 701 1616).

Como Investir Em Ações?

Antes de investir em ações é importante você visitar o site da BM&FBovespa, a seção Educacional / Para Iniciantes onde estão disponibilizados conteúdos educativos para quem quer aprender a lidar melhor com seu dinheiro, organizar suas finanças pessoais e começar a investir no Mercado de Ações.

Acesse aqui "Como Investir na Bolsa em 4 passos".

Uma vez tomada a decisão de investimento em ações, o passo seguinte é procurar uma corretora. Avalie a corretora que mais combina com você e com seu jeito de administrar seu dinheiro. Você pode avaliar, por exemplo, os serviços que ela oferece, entendendo se eles combinam com a forma com que você lida com seus investimentos. Você pretende investir via internet? Ou prefere o contato telefônico? Se você costuma realizar seus investimentos pela internet, por exemplo, pergunte à corretora se ela possui a opção de negociar pela web (o nome desse serviço é home broker) e se você pode conhecer o sistema antes de abrir a conta.

Agora que você já sabe como escolher a sua corretora, acesse aqui a Busca de Corretoras cadastradas na BM&F Bovespa para selecionar aquelas para onde vai ligar e se informar. Nessa busca você já conseguirá fazer uma triagem de serviços oferecidos, além do investimento mínimo aceito pela corretora.

Importante:

  • Não deixe de analisar o cenário econômico mundial e nacional antes de comprar ações. Inflação, taxas de juros, crescimento do PIB (produto interno bruto) e outros indicadores econômicos podem melhorar ou piorar as expectativas em relação ao crescimento e lucros de determinadas empresas, bem como o preço de suas ações.
  • Analise por meio de jornais e notícias em geral as perspectivas do setor da empresa que deseja investir, diante da conjuntura econômica.
  • Obtenha informações a respeito da saúde financeira da empresa em que você quer investir. Consiga um histórico do preço da ação ao longo do tempo.
  • Faça simulações. Existem simuladores de investimentos em ações, que podem fazer com que você tenha uma ideia de como funciona o mercado antes de investir seu dinheiro na bolsa. Teste esses simuladores nos sites de algumas corretoras on-line.
  • Não invista caso você não goste de correr riscos. Na Bolsa de Valores podem ocorrer altos ganhos e altas perdas de valores das ações.

Onde São Negociadas as Ações da CSN?

As ações da CSN são listadas na Bovespa sob o símbolo "CSNA3". Na NYSE, as ações, na forma de ADRs, são listadas sob o símbolo "SID".

Onde / Como Faço para Obter Informações Sobre as Ações da CSN / Posição Acionária?

A escrituração das ações da CSN é realizada pelo Banco Bradesco S.A., responsável pelo atendimento aos acionistas em sua rede de agências em todo o território nacional. Os acionistas correntistas poderão obter a posição de suas ações por meio do Internet Banking/Home Broker/Minha Conta/Consulta de Ativos Escriturais.

Para os acionistas não correntistas Bradesco cujas ações encontram-se depositadas nos livros escriturais, custódia Bradesco, a posição das ações poderá ser obtida em qualquer agência Bradesco em todo o território nacional.

Já os acionistas que possuem ações depositadas na custódia fiduciária da B3, por intermédio de uma corretora de valores, estes deverão procurar sua respectiva corretora para obter informações acerca da sua posição de ações, bem como atualização dos seus dados cadastrais.

Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelas ações escriturais, cabe ao acionista manter seus dados cadastrais rigorosamente atualizados, comunicando, ao Banco Bradesco S.A., qualquer alteração de seu endereço ou de sua conta bancária para crédito de proventos.

Os Acionistas que porventura ainda detenham as antigas ações ao portador, deverão apresentar os respectivos certificados nas agências do Banco Bradesco S.A. para que seja promovida a necessária conversão em ações escriturais.